sábado, 27 de junho de 2009

Nossa Feira do Rolo

O LUCRO OBTIDO COM A TROCA SOLIDÁRIA DOS OBJETOS É O CONSEQUENTE APROVEITAMENTO RACIONAL DOS PRODUTOS QUE JÁ NÃO USAMOS COM TANTA FREQUÊNCIA. OS ALUNOS DA EJA PENSARAM NESSA TROCA, COMO FORMA ALTENATIVA AO CONSUMISMO QUE NOS EMPURRA A DESCARTAR OS USADOS.
A comunidade local pode experimentar na escola, a situação inédita de interagir uns com os outros. Assim foram trocados bijouterias, vasos, alguns aparelhos elétricos e eletrônicos e diversas peças de artesanato.

Conta a Alessandra: “...to até com os dedos doendo de tanto tocar violão, “rolei” com uma calça jeans, na feira...”.
Enquanto garimpavam as peças mais interessantes,

as pessoas aproveitaram a apresentação dos livros confeccionados pelos alunos do 2º ano C. E, assistiram a apresentações no palco das meninas participantes da oficina de dança do ventre do projeto escola aberta, desenvolvido aos finais de semana na escola.

Os alunos dos 2ºs anos...

... e do 4º ano do perído da tarde realizaram apresentações no palco.


Nos intervalos dessas apresentações os alunos da EJA deram um toque especial, cantando e dançando com os presentes.

No dia seguinte em sala de aula, como atividade complementar, os alunos avaliaram a festa e elaboraram o texto coletivo:
TODO ESSE EVENTO SÓ FOI POSSÍVEL APÓS UM TRABALHO DE PREPARAÇÃO E DIVULGAÇÃO, ELABORADO PELA PROFESSORA DÉBORA E SEUS ALUNOS:

Os alunos da EJA, Educação de Jovens e Adultos da escola organizam para o próximo dia 10 de junho a chamada “Feira do Rolo”, que consiste na livre troca de objetos usados ou novos. A idéia é fortalecer conceitos sociais importantes como: o cuidado com o meio ambiente; solidariedade; cooperação e, principalmente, o SER mais do que o TER.


A participação é aberta para toda a comunidade, porém algumas regras importantes foram definidas pelos alunos da EJA: de forma alguma poderão ocorrer negociações que envolvam qualquer valor monetário, a troca será sempre na base de um objeto ou mais por outros. crianças não poderão negociar objetos de grande valor, sem a presença de um responsável; os objetos para troca deverão ter boa apresentação, ou seja, estarem em bom estado e limpos. Não serão permitidos materiais ilegais: armas, animais silvestres etc; Não serão desfeitas as trocas após a feira.

ALUNOS DA EJA DIVULGANDO A FEIRA NOS INTERVALOS DAS AULAS


Além das trocas, os alunos convidaram cantores e outras artistas do bairro para apresentações e performances para animar o evento. Informações: dia 10 de junho (4ª Feira), das 13h00 às 17h00, na EMEIF Profa. Neyde Pião Vidal, Rua Nicácio da Silva Bastos nº 503 - tel:(11) 4743 9254 A turma elaborou diversos trabalhos sob o tema "feira do rolo" , que foram aproveitados para a confecção do cartaz de divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário